A Prefeitura de Manaus disponibiliza à população, em pontos estratégicos e de grande circulação de pessoas na cidade, 13 pias comunitárias totalmente revitalizadas, para oferecer acesso fácil à higienização, como forma de combate à Covid-19. As estruturas receberam, recentemente, troca de equipamentos e desenhos de grafite com temas regionais, inspirados na fauna e flora da Amazônia.
Essa infraestrutura reformada entrou em funcionamento ao longo dos últimos dias e continua sendo fiscalizada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman).
“Foi uma determinação direta do prefeito David Almeida, essa parceria com a empresa Águas de Manaus, para que todas as pias comunitárias de higienização básica fossem revitalizadas e continuassem a ser fiscalizadas pela Ageman. Fazemos um apelo à população para que cuidem dessas pias e em caso de vandalismo ou depredação, denunciem o autor às autoridades”, destaca o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.
As pias revitalizadas estão instaladas nas praças da Saudade, Matriz (dois pontos), do Congresso, Heliodoro Balbi, Chile, Enock Reis, Nossa Senhora de Nazaré e dos Remédios (dois pontos), além disso, estão na Manaus Moderna (duas pias) e em frente à Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).
Os locais receberam limpeza, pintura, novos tanques de concreto, novas torneiras e dispensadores de sabão. Também têm cartazes informativos, que descrevem todos os passos para a higienização correta das mãos e prevenção ao novo coronavírus.
Grafite
O responsável pelos grafites nas pias é o artista amazonense Waldemir Nascimento, 30 anos, conhecido como “Cria”. Ele se mostrou feliz em colaborar com a ação.
“Trabalhei os grafites com alguns animais, símbolos da cidade, como o sauim de coleira, a arara e a onça pintada. A flora também está presente em algumas das pias. O grafite vai valorizar o espaço. Eu espero que a população saiba utilizar e valorizar esses equipamentos, que tem uma função muito importante no momento em que atravessamos”, destacou.