Infectologista, primeiro imunizado com a vacina de Oxford, vai manter distanciamento

Infectologista do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Estevão Portela foi a primeira pessoa no Brasil a receber a vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca com a Universidade de Oxford. Neste sábado, 23, ele fez parte de um grupo de dez trabalhadores da Fiocruz imunizados, escolhidos por estarem na linha de frente do atendimento a pacientes do Centro Hospitalar da instituição.

Ao Estadão/Broadcast, Portela falou da importância de a população ser imunizada e, ainda assim, manter os procedimentos de segurança. “É um momento ainda de compreensão do que vai acontecer com o processo de vacinação”, afirmou.

Dois milhões de vacinas importadas da Índia, começaram a ser distribuídas com o primeiro lote, durante cerimônia especial.

No Amazonas, ‘privilegiados’ que furaram fila de vacina contra Covid não terão direito à 2ª dose antes do prazo.

Juíza apontou que quatro estudantes da área da Saúde, dois advogados e um casal proprietário de uma empresa de alimentos receberam a vacina em Manaus. Secretária de Saúde também foi vacinada e deve prestar esclarecimentos.

A decisão foi assinada pela juíza Jaiza Maria Pinto Fraxe, na noite desse sábado (23). De acordo com ela, as pessoas que tomaram a 1ª dose de forma indevida podem ser presas em flagrante caso tomem a 2ª dose antes da chegada do grupo em que se enquadram.

Deixe uma resposta